Por que aprender outra linguaguem de programação?

| quinta-feira, 4 de junho de 2009

Hoje eu sou programador / desenvolvedor Java. Já fui PHP, C, Pro*C, 4GL (sim existe 4GL. Informix lembram?), entre outros. Sem contar o ASP(argh!).

E há uma frase muito dita hoje em dia na nossa área que é:



"Aprenda uma linguagem por ano"


Então muitos perguntam: Não é melhor se especializar em apenas uma? Não! Não se acomode. Se atualize! Vale a pena estudar outras linguagens sim!

Entrei em algumas empresas por conhecer mais de uma linguagem. Além disso já escapei de alguns apuros, por conhecer um C por exemplo. Tirando que é sempre bom estar por dentro das novidades, e de saber como outras linguagens funcionam.



E qual linguagem escolher???

Depende de você. Há tantas... além das que citei e já conheço, há o Ruby, Python, Brainfuck (hahahah brincadeira!!!! Para quem não conhece olhem a sintaxe da linguagem, que você entenderá!), etc...


Bem, eu escolhi o Ruby. Estou estudando aos poucos, conhecendo a sintaxe. Além disso há um framework muito difundido que é o Rails. Então não confunda. Ruby é a linguagem, Ruby on Rails é o framework. Coisas distintas ok? Com RoR teremos mais produtividade, escrever códigos mais legíveis, etc...


E como começar a estudar? Bem, eu me cadastrei em alguns grupos, tenho acompanhado blogs, twitter de alguns profissionais (akitaOnRails, carlosbrando, fabiokung, entre outros... desculpe se esqueci alguém) e claro livro!




Eu comprei o livro do Urubatan. Além de ser um brasileiro, ele está no twitter. Quando twittei que tinha comprado o livro dele, ele prontamente se disponibilizou para qualquer dúvida falar com ele! Tá vendo? Aproveitem as ferramentas desse mundo!

Quer saber mais sobre RoR? E saber mais a razão da minha escolha? Então veja o video...




...e a imagem...

0 comentários: