Eventos técnicos - ir ou não ir? Vá, pelo Networking

| sexta-feira, 17 de julho de 2009

Mês passado participei de 2 eventos. O Google Developer Day e o Encontro Agile / Mingle Day .

O primeiro nem preciso dizer que foi um evento do Google dedicado aos desenvolvedores. Esse ano acabou sendo mais proveitoso que o evento do ano passado, pois além da participação maior de desenvolvedores (ano passado tinha muitos "passantes"), pude assistir a palestras interessantes. Digo isso porque estou trabalhando hoje com um projeto que usa aplicações geográficas e teve 3 sessões interessantes.



Esse vídeo é do Google I/O, mas é o mesmo apresentado na abertura do GDD 2009


Já o Encontro Agile / Mingle Day, foi promovido pela Aspercom e a ThoughtWorks (Sim! a sonhada empresa de todos os desenvolvedores!). Rodrigo Yoshima, José Papo, e os thoughtworkers Paulo Caroli e Adam Monago fizeram ótimas palestras sobre Agile.

Mas a finalidade do post não é falar sobre esses eventos, mas discutir se vale a pena "perder" um dia inteiro (caso do GDD) ou uma noite da semana (caso do Encontro Agile). Não é porque os eventos (por coincidência) foram free que digo que vale a pena. Mas sim por um outro e ótimo motivo.



NETWORKING!!!

Exatamente, networking! Nesses eventos, as palestras são boas (nestes casos foram ótimas). Mas se for apenas para assistir, então não perca tempo. Há normalmente muitos reviews na internet sobre os eventos, slides e até vídeo.

Agora bater um papo com as pessoas, fazer networking tem de ser in loco. E esses dois eventos foram interessantes exatamente por isso. Além de encontrar muitas pessoas (colegas com quem trabalho e com quem trabalhei, companheiros da pós graduação, pessoas da comunidade de Java, da comunidade Rails), pela primeira vez consegui conversar um pouco mais com o Vinicius e Yara Senger da Globalcode. Uma conversa muito boa e proveitosa.

Também tive a oportunidade de conhecer pessoalmente pessoas que não são desenvolvedores como o Rene Fraga do Google Discovery.

Então fica aqui a dica. Se pensar em ir ao evento aproveitar as palestras, pensem também o lado do networking. Mostre as caras e converse com as pessoas da comunidade.

0 comentários: