Dissemine o conhecimento, abra seu código!

| domingo, 27 de setembro de 2009

Existe uma frase que muito me irrita em desenvolvimento de sistemas, e que é dito por algumas pessoas:

"Você fez o código então o filho é teu!"


Talvez muitos não falem exatamente nessas palavras, mas na essência o que eles querem dizer é que, se você programou uma classe ou método então é você quem vai mexer, ou, você é quem irá fazer a manutenção do código.

É assim que meu filho será, e não uma classe ou método.


Primeiramente o código não pertence a ninguém específico. Não podemos ficar guardando o conhecimento a apenas uma pessoa. É preciso disseminar o conhecimento. Quanto mais pessoas olhar o código mais pessoas conhecerão ele. Normalmente algumas pessoas tem medo de mexer em um código e "quebrar" alguma coisa desconhecida (ou seja não fazem testes, não usam ou não conhecem o TDD).



Uncle Bob Martin na RailsConf. Retirado do AkitaOnRails


Outra questão é que quanto mais desenvolvedores olharem para a classe ou método, mais "pitacos" podem ser dados. Ou seja, o código pode ser melhorado. É claro que é preciso ter humildade, já que vão criticar (seja ela positivamente ou negativamente) seu código, ou trecho de código.


Acho que até por isso que muitos não gostam de pair programming. Opinar sobre seu código pode ser chato, mas pode fazê-lo um melhor desenvolvedor, a cada dia. Mas este é um outro papo em que falarei um pouco sobre pair programming.


Por isso, não ache que programador trabalha sozinho, isolado do mundo. Tenha contato com as pessoas, peça opnião, faça um código cada vez mais limpo para que as pessoas olhem e não precisem dizer nada, apenas que está legível.

0 comentários: